Papéis invertidos: Jogadores viram árbitros e árbitros viram jogadores

Pela primeira vez, atletas profissionais em atividade apitaram uma partida entre árbitros de futebol. Foi isso o que aconteceu na manhã desta segunda-feira (15), no Oscar Inn Eco Resort, em Águas de Lindoia, onde ocorre a pré-temporada dos árbitros da CBF. Ricardinho, Diego Cardoso e Rondinelly formaram o trio de arbitragem.

O volante Ricardinho comentou sobre a experiencia de comandar uma partida. “É difícil ser arbitro, é um pouco mais fácil ser bandeira. É uma tarefa complicada e tem que estar preparado para fazer um trabalho bem feito”.

Os atletas revezaram as funções durante a partida, cada um apitou 30 minutos e ficou como assistente em 60 minutos jogados. O meia Rondinelly falou sobre a experiencia vivida na manhã de hoje: “Foi bom enxergar a parte do lado de lá, inclusive recebi algumas dicas que serão uteis para nós dentro de campo. É interessante porque as vezes dentro do campo não entendemos e cobramos o arbitro, mas eles têm uma tarefa muito difícil, que é acertar todos os lances e agradar as duas equipes. Realmente foi uma experiencia boa, entender o lado deles e tentar fazer com que tudo isso melhore nossa cultura e nosso futebol.

Além do trio de arbitragem Bugrino, o evento ainda contou com o sistema do VAR. O campeão brasileiro de 1978 pelo Bugre, Careca, esteve na mesa do VAR, juntamente com Milton Cruz e Oscar, capitão da seleção brasileira de 1982.

Careca, Oscar e Milton Cruz fizeram parte da comissão de assistentes do VAR
Rondinelly teve a experiencia de checar o VAR em lance duvidoso de pênalti.

Diego Cardoso também achou a função de bandeira a mais dificil, mas foi bastante elogiado pelos árbitros. “Fui bem como bandeira, todo mundo me elogiou, mas quando peguei o apito foi cartão amarelo para todo mundo. É muito dificil bandeirar e apitar, tem que ter decisões muito rápidas, estar concentrado em cada lance do jogo para poder não cometer erros. É uma experiencia que vou guardar para sempre, agora antes de ir reclamar com o juiz nos jogos, vou pensar duas vezes antes de ir falar com ele”.

WhatsApp
Facebook
Telegram
Twitter
Email