CIDFUT é apresentado com Renato Morungaba

Na tarde desta terça-feira (14), o Guarani apresentou seu novo centro de análise de desempenho: o CIDFUT. O centro vem operando desde o início do Campeonato Paulista da Série A2 e fornece dados aos atletas, comissão técnica e departamento de futebol sobre assuntos que variam desde as ações tomadas dentro nas partidas até possíveis contratações à serem realizadas.

O Centro de Inteligência em Desempenho no Futebol foi idealizado por Luiz Carlos Cavalheiro, que inicialmente havia chegado ao clube para ser analista de desempenho. Quem também fará parte do CIDFUT é o ex-técnico do sub-20 e ex-jogador do Guarani, Renato Morungaba. O ex-meio-campo desempenhará a função de observador técnico ao lado do fisiologista Juninho Brilhante e do auxiliar de análise Gabriel Remédio.

Em entrevista coletiva de apresentação, Luiz Carlos começou falando sobre sua chegada ao clube: “Cheguei ao Guarani no final da Série C de 2015, com o treinador Pintado e retornei agora no início da Série A2 para fazer também essa parte de análise de desempenho. Vendo a necessidade e a capacidade que tínhamos em relação à estrutura a gente pôde montar um departamento voltado para esse tipo de atividade”, afirmou.

“Com o apoio da nossa diretoria e do nosso presidente nós conseguimos formatar esse Centro de Inteligência. Hoje nós contamos com a presença de dois profissionais: um auxiliar de análise que também faz análise de desempenho da base que é o Gabriel Remédio e com o Juninho Brilhante que é fisiologista e analisa a parte física para nós correlacionarmos com o material técnico e tático no dia-dia”.

Luiz também falou sobre a rotina do CIDFUT: “No pré-jogo nós montamos toda parte de informação que vamos passar aos nossos atletas. Na preleção nós passamos a parte coletiva e a analise individual e feita do adversário é feita através de um aplicativo de mensagens que temos no celular. Passamos informação em relatórios para que todos estejam a par do que é feito em cada jogo”.

Quem também vai compor o CIDFUT é o ex-treinador do sub-20 Renato Morungaba. Em coletiva, Renato comentou a sua volta ao Bugre: “Eu acho que falar de Guarani é sempre bom. Foi uma coisa que marcou a minha vida e essa nova etapa é um momento de aprendizado para mim. Pela experiência que eu tive no futebol, eu acho que também vou poder ajudar”, disse.

“Diferente de quando eu era jogador, eu vou ter que ter entrosamento com eles fora das quatro linhas. Eu não sou de ficar mexendo em computador mas acho que dentro de campo, como observador técnico posso ajudar muito. Observando os treinos e alguns jogos acho que poderemos auxiliar o treinador para tomar as melhores decisões possíveis”, disse Renato em relação a nova função.

 

WhatsApp
Facebook
Telegram
Twitter
Email