Obrigado, Carlos Alberto. Descanse em paz!

É com profundo pesar que o Guarani Futebol Clube anuncia o falecimento do ex-treinador e campeão brasileiro de 1978, Carlos Alberto Silva. O comandante que levou o Bugre à glória na década de 70, faleceu na madrugada desta sexta-feira, em Belo Horizonte, onde residia. A causa da morte ainda não foi divulgada.

O Guarani agradece por todo serviço prestado e por elevar o nome do clube. Carlos Alberto surgiu para o cenário do futebol, justamente após levar o Bugre ao título do campeonato brasileiro de 1978. Até hoje, o Guarani é o único time do interior do Brasil, que possui essa conquista.

Após comandar Bugre em 78, o treinador retornou ao clube em 1984, 1994, 1996, 1999 e sua última passagem em 2001. O Guarani  está de luto e se solidariza com todos os amigos e familiares do eterno comandante, Carlos Alberto Silva. Campeões nunca morrem. Descanse em paz, mestre!

HISTÓRIA

Nascido em Belo Horizonte, Carlos Alberto Silva se formou em Educação Física, pela Universidade Federal de Minas Gerais, e ficou conhecido no cenário nacional do futebol quando conquistou em 1978 o título do Campeonato Brasileiro da Série A com o Guarani. Recém chegada da Caldense, no segundo semestre de 1997, o treinador conduziu o Bugre no ano seguinte à sua maior glória alcançada até hoje.

Após alcançar o feito inédito, com um clube do interior, os grandes clubes brasileiros começaram observar o trabalho do técnico mineiro. Em 1980, assumiu o comando do São Paulo, onde acumulou duas conquistas do estadual em anos distintos, primeiro em 1981 e 1889. Além do time da capital paulista, Carlos Alberto também comandou no Brasil: Atlético Mineiro, Cruzeiro, América Mineiro, Santa Cruz, Sport, Palmeiras, Corinthians, Santos e Goiás.

No Brasil ainda conquistou: Campeonato Mineiro, em 1982 com o Atlético e Campeonato Pernambucano, em 1983, com o Santa Cruz. O treinador foi um dos poucos a ser campeão nacional no Brasil e também na Europa. Isso porque em 1992-1993 foi Bi-Campeão com o Porto de Portugal. Não parou por aí: conquistou o Campeonato Japonês, em 1991, com o Yomiuri Kawasaki.

Com tantas conquistas por clubes, o nome de Carlos Alberto Silva também foi lembrado na Seleção Brasileira de Futebol por seus feitos comandando a amarelinha. Em 1987, foi medalha de ouro nos Jogos Pan-Americanos de Indianápolis, nos Estados Unidos. Em 1988, também à frente da Seleção, ficou com a medalha de prata nas Olimpíadas de Seoul.

Além de todas essas conquistas também ganhou o Torneio de Paris com o Atlético Mineiro, em 82, a Supertaça de Portugal, em 92, com o Porto e por último a Copa Master da Supercopa com o Cruzeiro, em 1995. Em 2011, foi homenageado pelo Guarani na festa do centenário do clube realizado em Campinas. Aposentou-se do futebol profissional, em 2014, como membro da diretoria do Vila Nova de Goiás.

WhatsApp
Facebook
Telegram
Twitter
Email