Nota Oficial – Esclarecimento gramado Brinco de Ouro

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no telegram
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email

Com o decorrer da pré-temporada e da agenda seguida pelo elenco profissional, inúmeros questionamentos surgiram em relação ao gramado do estádio Brinco de Ouro. Preocupando-se em esclarecer e posicionar os torcedores, o Guarani Futebol Clube contatou o Engenheiro Agrônomo Fabrício Spolon, da Green Care, responsável pela atual manutenção para devidos esclarecimentos técnicos:

  1. CONDIÇÃO INICIAL DO GRAMADO – o gramado do Guarani não passava por manutenção há vários meses, estando com a altura de corte bastante elevada (grama alta), colchão excessivo de grama, (alta densidade), deficiência nutricional, ente outros problemas. Em termos práticos, esta condição representaria um campo de futebol extremamente pesado, onde os atletas teriam bastante desgaste físico para correr, a bola ficaria lenta, e o domínio de bola e precisão de jogo, estariam completamente prejudicados. Desta forma, após aprovação do Guarani, foi iniciada uma manutenção específica no gramado para correção de todas estas condições;
  2.  PROCESSO DE MANUTENÇÃO – o gramado está passando por uma série de operações específicas, envolvendo: correção da altura de corte (que ao final do trabalho terá 20 mm de altura); “vert-cort” para eliminação do colchão excessivo de grama; descompactação e aeração de solo (para deixar o piso macio); “topdresser” para correção do micronivelamento da superfície de campo e correções químicas. Ainda falando em termos práticos, todas estas operações deixarão o gramado leve, macio, rápido e com estabilidade de piso e de bola.

No entanto, a execução de todas estas operações acaba prejudicando significativamente apenas a coloração do gramado, que será retomada gradativamente após o término do tratamento.

Certamente nas primeiras rodadas do campeonato ainda veremos um gramado bastante “amarelado”, que acaba confundido com um gramado ruim, mas o que acontecerá é justamente o contrário. Teremos as principais necessidades de um campo de futebol garantidas, com um gramado mais leve, macio e rápido, com estabilidade de jogo e de bola. Melhor garantir boas condições de jogo e definição de bola inicialmente, e a coloração é apenas uma questão de dias para ser totalmente retomada.

Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no telegram
Telegram
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no email
Email