Destaque Outros

108 anos: Década de 60

Por Guarani Futebol Clube
Publicado em 02/04/2019, às 15:11.

…

Em 1960, ocorre a maior goleada no clássico de Campinas. O Bugre vence o dérbi por 6 a 0. A equipe comandada por Armando Renganeschi foi a campo com: Dimas; Ferrari, Carlão e Diogo; Válter e Eraldo; Dorival (Dido), Marin, Cabrita (Paulo Leão), Benê I e Osvaldo.

No dia 18 de novembro de 1964, foi nessa data que o Bugre aplicou uma goleada memorável em um dos maiores times da história do futebol. Em uma atuação de gala, o Guarani goleou por 5 a 1 o Santos de Pelé, no Brinco de Ouro, em partida válida pelo Campeonato Paulista.

Naquele Campeonato Paulista, o Guarani não fazia uma boa campanha. O time jovem, comandado por Armando Renganeschi, lutava para sair das últimas posições, mas naquela quarta-feira tudo deu certo. O início de jogo foi empolgante. Entre os 5’ e 7’ do primeiro tempo, Carlinhos abriu o placar para os donos da casa, Ditinho marcou contra e deixou tudo igual, mas Joãozinho recolocou o Bugre na frente. Babá, aos 44’, fez 3 a 1.
Na etapa final, Américo Murtolo marcou mais um, aos 10’. Três minutos depois, o Santos teve a chance de reagir, mas o goleiro Sidnei virou herói e defendeu o pênalti do camisa 10 chamado Pelé. No fim, Nelsinho marcou o quinto e sacramentou o passeio.


O goleiro Dimas e quatro companheiros diante de Pelé em frente a meta bugrina. Crédito: AE blogs.estadao.com.br

Títulos e Conquistas

1964 – Vice-campeão Paulista de Aspirantes – FPF

1966 – Vice-campeão do Torneio João Mendonça Falcão de 1966

1969 – Vice-campeão do Torneio Início do Campeonato Paulista – FPF


Em pé: Dimas, Sídney e Carlinhos. Sentados: Eraldo, Ditinho, Osvaldo Cunha e Esquerdinha. Crédito: site do Milton Neves.