Futebol Profissional

Departamento Médico implanta termografia para evitar lesões

O acompanhamento termográfico acontece diariamente

Por Guarani Futebol Clube
Publicado em 30/12/2017, às 12:00.

…

O Departamento Médico do Guarani está realizando uma série de melhorias para 2018. Sob o comando do Dr. Raí Alves da Cruz, os atletas do alviverde já foram submetidos à uma bateria completa de exames na Universidade São Judas Tadeu, em São Paulo, a fim de fornecer informações clínicas para o DM e para a comissão técnica. Com intuito de fornecer alguns desses dados em tempo real e trabalhar de forma preventiva evitando lesões o Departamento Médico implementou o uso da câmera termográfica – que possibilita identificar o momento em que um jogador necessita de descanso -.

O termógrafo, equipamento responsável, afere temperaturas por meio de raios infravermelhos formando imagens térmicas do corpo do atleta. A partir daí, se obtêm uma identificação precisa de grupos musculares onde as lesões possam aparecer se o atleta continuar sendo exigido.”É um recurso muito utilizado nos grandes clubes e nas seleções. Com ela, somos capazes de identificar potenciais lesões com a mudança do padrão termográfico do atleta”, explica o Coordenador do Departamento Médico do Bugre, Dr. Raí Alves da Cruz.

“É preferível afastar o atleta por um ou dois treinos do que perdê-lo por 3 semanas”, completou o fisiologista Fernando Maestri. Além da prevenção, o Departamento Médico do Bugre contará com a termografia como um marcador para acompanhamento das lesões e como um parâmetro adicional para retorno do atleta aos gramados. “Em muitos casos conseguiremos abreviar o retorno de determinado atleta pelo fato da termografia ser um importante marcador inflamatório. É mais um recurso valioso a ser utilizado por toda comissão em 2018”, afirma o ortopedista Dr. Raí.

O Departamento Médico do Bugre passa por uma restruturação para modernizar o local a fim de atender da melhor maneira possível os atletas a partir de 2018. O Bugre estreia na Série A2 no dia 17 de Janeiro contra o Oeste, às 19h30, em Barueri.