Futebol Profissional

Atletas realizam exames médicos em São Paulo

Grupo foi submetido à avaliação física e cardiológica na Universidade São Judas Tadeu

Por Guarani Futebol Clube
Publicado em 15/12/2017, às 17:02.

…

Após se reapresentar no Brinco de Ouro, na manhã desta sexta-feira (15), parte do grupo Bugrino viajou para São Paulo para realização de uma bateria de exames físicos e cardiológicos na Universidade São Judas Tadeu.

A avaliação começou com a Ergoespirometria, que é um exame que alia o teste ergométrico com a análise dos gases expirados durante o exercício físico. Tem como objetivo compreender melhor o comportamento cardiovascular e respiratório ao estresse físico por meio de variáveis como o consumo direto de oxigênio, VE/VCO2 slope, OUES, dentre outras. É uma importante ferramenta para otimizar e individualizar treinamentos, além de detectar doenças cardiovasculares, pulmonares e/ou musculares que possam limitar o desempenho do atleta.

Posteriormente foi realizada a avaliação isocinética que tem como objetivo identificar desequilíbrios musculares que possam interferir na prática física. O dinamômetro isocinético permite quantificar a função e o desempenho muscular, atuando como um método preventivo e terapêutico de lesões musculares.

Os atletas ainda passarão pelo exame físico completo com o Departamento Médico do Bugre, testes funcionais e exames laboratoriais. Todos os testes fazem parte do programa de avaliação pré-participação comandada pelo Dr. Raí Cruz e é uma importante ferramenta para toda comissão técnica atingir o máximo desempenho de todos os atletas ao longo da próxima temporada.

Estiveram presentes: Dr. Raí Cruz, Dr. Wanderson Eugenio, Fernando Maestri, Jeronimo Skau, Semaan El Razi Neto (coordenador da Fisioterapia da Universidade São Judas Tadeu) , Dr. Marcio Tubaldini (Supervisor do Laboratorio Cardio Respiratorio)