Categoria de Base

Metrocamp apoia a base do Bugre

Por Gabriel Ferrari
Publicado em 07/02/2017, às 13:26.

…

O Guarani Futebol Clube e a Devry Metrocamp estenderam a parceria por mais uma temporada nas categorias de base do clube. Os trabalhos desenvolvido pelos pesquisadores da faculdade serão colocados em prática com a de base Bugrina. Essa experiência já vem sendo realizada desde a participação do Guarani na Copa São Paulo de Futebol Júnior.

Na ocasião, a comissão técnica do Guarani em conjunto com os pesquisadores da Faculdade DeVry Metrocamp, elaboraram um trabalho de acompanhamento do atletas antes e depois dos jogos do Bugre. O Dr. Lázaro Nunes, professor do curso de Biomedicina da Metrocamp, juntamente com as alunas de iniciação científica Giovana, Giovanna Rodrigues, Thais e Mariana, realizaram análises de urina e saliva antes e depois dos jogos para avaliar a hidratação dos jogadores, bem como o nível de estresse físico e psicológico de cada atleta.

A logística das análises incluiu, avaliação pré-jogo, no local de concentração dos atletas e imediatamente após o jogo no estádio. Através destas análises foi possível realizar um revezamento de atletas a fim de preservar a saúde física e evitar problemas de lesão ou desgaste excessivo durante as partidas.

Este trabalho inovador de monitoramento será estendido por mais um ano e os atletas contarão com monitoramento de treinos e ao longo das competições, abrangendo exames de sangue, CK e outras ferramentas  que auxiliam na prevenção de lesões e na melhora do desempenho dos atletas.