Categoria de Base

Bugre inicia preparação para disputar Copa São Paulo

Metrocamp vai até o Guarani e realiza exames de sangue nos atletas Sub-20.

Por Guarani Futebol Clube
Publicado em 03/12/2015, às 17:54. Atualizado em 31/12/2015 às 17:57.

…

Em parceria com a Faculdade Metrocamp, o Guarani iniciou um trabalho no mês de Abril, que vem se concretizando, em prol de melhores condições para os atletas da base. Dessa vez, alinhado à reestruturação de alguns departamentos, foi criado o Departamento Técnico Científico, responsável pelas avaliações gerais dos atletas e capacitação de técnicos e integrantes das comissões técnicas.

Marcelo Casado, coordenador das categorias de Base do Guarani FC, falou sobre a preparação dos atletas Sub-20 para disputa da Taça São Paulo 2016, que, teve início com as coletas de exames sanguíneos para avaliação laboratorial, realizadas no mês de novembro e dezembro.

O grupo de pesquisa do Prof. Lázaro Nunes do Curso de Biomedicina da Faculdade Metrocamp, já realizou tais avaliações nas equipes Sub-15 e Sub-17, sendo que o objetivo é prevenir a ocorrência de lesões associadas ao treinamento ou competições, algo muito comum nas equipes profissionais.

Entretanto no trabalho desenvolvido pelo Dr. Lázaro, a preocupação não é somente dosar CK, enzima que avalia o dano muscular. As análises vão além e podem diagnosticar a presença de anemias, inflamações crônicas associadas ao treinamento excessivo, alterações do sistema imune e infecções virais ou parasitárias que podem interferir diretamente no desempenho destes jovens atletas.

O perfil metabólico realizado através de exames de sangue permite verificar o estresse físico e alterações relacionadas ao ganho ou perda de massa muscular durante os treinos. Além disso, a preparação da Copa São Paulo será realizada tanto no centro de treinamento do Guarani F.C., CT de Paulínia e academia do Clube, juntamente de acompanhamento Físico, Nutricional, fisioterapia Esportiva, Biomédicos, Psicologia e assistência social.

O primeiro jogo da equipe Sub-20 acontece dia 05 de dezembro no CT do Guarani, às 9h, diante do elenco profissional do Itapirense. O próximo teste será dia 12 de dezembro, também no CT do Bugre, contra o Desportivo Brasil.